18 de Julho, 2022

O Arraial Solidário da Sol sem Fronteiras voltou

Após dois anos, o Arraial Solidário da Sol sem Fronteiras voltou… e com energia renovada!

O jardim da Casa Provincial dos Espiritanos da Estrela foi, na tarde de ontem, o palco para este evento, que reuniu à volta de 100 pessoas. Entre elas, muitas caras conhecidas e amigos de longa data, mas não só. A tarde de ontem também foi uma excelente ocasião para conhecer novas pessoas e para, entre todos, apoiar o projeto de voluntariado Missão Cor Unum.

O arraial começou pelas 18h00 com a chegada dos primeiros participantes que, ao som das músicas tradicionais, estiveram a pôr a conversa em dia. Pouco a pouco, a fome foi marcando presença e as pessoas foram passando para as mesas de jantar para repor forças para o posterior bailarico. Para tal, contaram com um menu com pratos tipicamente portugueses que foi composto graças, na maioria, a produtos generosamente doados.

As doações contribuíram para o sucesso do evento

As entradas foram as primeiras a aparecer e entre elas estavam os tremoços e azeitonas, muito elogiadas pelo saboroso tempero. Tanto uns como as outras foram doadas pelo grupo da LIAM de São Mamede da Ventosas e pelo Rui Branco. Para completar esta parte, ainda servimos salgados caseiros, cozinhados pela Lucília Dias e pelo grupo da LIAM do Turcifal.

Como manda a tradição, o caldo verde também esteve presente. Foi graças ao grupo da LIAM de São Mamede da Ventosa e à Alice Cardoso, que não só doaram os ingredientes como também o tempo de fazê-lo e de transporta-lo até Lisboa.

Nos segundos pratos, as sardinhas do Fernando Santos foram, mais um ano, as protagonistas da noite, junto com o pão do doado pelo Panfreixo Lda. Mas nem só de sardinhas vive um arraial, por isso também contámos com bifanas doadas pelo Rui Canteiro e pelo grupo da LIAM de São Mamede da Ventosa.

Para concluir, os participantes também tiveram direito a sobremesa, e não uma qualquer! Houve várias opções: mousse de lima, arroz doce, bolo de coco, pudim de ananás e mousse de chocolate, graças às cozinheiras Isabel Azevedo, Lucília Dias e as do grupo da LIAM de São Mamede da Ventosa.

Além de comer, também é preciso beber, e para a parte das bebidas também tivemos apoio. O Paulo Alves doou o vinho e a Sofia Leite, antiga presidente da Direção Social da Solsef, contribuiu com limonada caseira. Também a DELTA nos ajudou com a doação de cafés e chás.

Ajuda na logística

Além de todo o anterior, ainda contámos com a ajuda de muitos para a organização e a logística do evento, a começar pelos Missionários do Espírito Santo. A eles devemos-lhes a cedência do espaço e ainda das mesas e das cadeiras, que foram emprestadas pelo Seminário de Torre d´Aguilha.

Também foi preciso o seu transporte e, para tal, contámos com as carrinhas dos Escuteiros da Paróquia de Conceição da Abóboda, na pessoa do Miguel, e do CEPAC.

Já para concluir, não nos podemos esquecer do Nuno Furtado, da Associação AMPAC Olaias, e do João Gens, que nos cederam a coluna e o sistema de som para a celebração do arraial.

Como vemos, foi preciso o trabalho de uma equipa alargada para o sucesso deste evento, sem nos esquecermos de todos os voluntários que montaram as mesas, cozinharam, atenderam os participantes e arrumaram depois. No entanto, fruto de todo este trabalho, conseguimos apoiar o projeto Missão Cor Unum, que levará 11 voluntários até a Diocese de Ponta de Pedras, no Pará (Brasil) para um mês de intercâmbio com a população local. Este projeto, que surgiu da parceria entre a Solsef e os Missionários do Espírito Santo, decorrerá já no mês de setembro.

Um muito obrigado a todos os que participaram e um muito obrigado também a todos os que contribuíram de uma ou outra forma para a realização deste evento. Estamos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *