19 de Maio, 2022

Arrancou o projeto Sons de bem-estar

Arrancou recentemente o projeto Sons de bem-estar, que está a ser executado pela Solsef em colaboração com musicoterapeuta Artur Correia. Esta iniciativa do IPDJ,I.P. no âmbito do dispositivo 2.2 do Programa Cuida-te +, tem o objetivo de melhorar o bem-estar dos mais jovens através dos princípios da musicoterapia. Para tal, durante os próximos meses, estaremos junto de jovens de todo Portugal para promover a Educação para a Saúde pela Música.

Sessões em escolas, associações e instituições que trabalhem com jovens

A Solsef e o musicoterapeuta Artur Correia visitarão durante os próximos meses instituições que trabalhem com jovens, como por exemplo escolas e associações por todo o país. Junto destes grupos iremos realizar sessões a fim de promover hábitos saudáveis em quatro áreas diferentes. A Saber,”Sons de bem-estar afetivo”, “Sons de bem-estar emocional”, “Sons de consciência sobre as dependências” e “Sons de hábitos saudáveis”.

Primeiras sessões do projeto

Por enquanto, já arrancou o projeto Sons do bem-estar e já aconteceram as duas primeiras sessões do projeto. A primeira foi no dia 9 de maio, no Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade. Já no dia 18 decorreu a segunda, no Agrupamento de Escolas de Massamá.

Todos os jovens que participaram em ambas as sessões mostraram-se interessados e com vontade de aderir às dinâmicas propostas pelo Artur. Mas este engajamento não é por acaso. O Artur é um musicoterapeuta com ampla experiência e desenhou, junto da nossa equipa, cada sessão com muito cuidado.

Como resultado, todas as sessões começam com uma introdução que fomenta a confiança entre os participantes. A seguir, são desenvolvidas as atividades, com o foco nos objetivos que se pretendem conseguir com cada sessão. Para concluir, as sessões reservam um tempo para a despedida, onde se procura a volta à normalidade física e psicológica dos jovens.

Visto o bom acolhimento das duas primeiras sessões, acreditamos que este projeto irá ajudar ao crescimento saudável dos jovens beneficiários em duas vertentes. Não só o seu crescimento enquanto indivíduos como também em sociedade.

Queremos muito agradecer ao IPDJ, I.P. pela oportunidade para participar nesta bela iniciativa bem como ao Artur Correia por aceitar este desafio. Por último, um muito obrigado também às instituições que se inscreveram na atividade. Vemo-nos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *