24 de Agosto, 2022

Avaliação final do projeto Capacitação Pedagógica

No que toca aos nossos projetos de Cooperação Internacional, é sempre feita uma avaliação final junto dos parceiros e dos beneficiários. Na Solsef trabalhamos sempre lado a lado com as pessoas em terreno, e a comunicação é uma constante durante todo o projeto. Mesmo assim, a fim de garantir que todas as atividades que ajudamos a desenvolver tenham um impacto positivo, costumamos realizar questionários de avaliação no fim das atividades.

Agora que o projeto Capacitação Pedagógica está prestes a chegar ao fim, queremos partilhar o resultado da avaliação feita pelos beneficiários das formações deste mencionado projeto. Para quem não se lembra, de outubro a junho decorreram três formações destinadas ao corpo docente de três escolas, todas abrangidas pelo projeto e localizadas na Cidade de Bafatá (Guiné-Bissau). Como resultado, após o fim dos cursos, 100% dos participantes manifestaram “que o projeto Capacitação Pedagógica ajudou a melhorar a qualidade de ensino dos Centros Escolares da Missão Católica de Bafatá”.

Os comentários foram muito positivos

 “O projeto Capacitação Pedagógica ajudou muito a melhorar a qualidade do ensino na minha escola, Liceu Pe. Leopoldo Pastori. Sobretudo nas minhas turmas do 7º, 8º e 9º ano de manhã. Realmente, este ano foi muito diferente em relação aos anos anteriores. Houve mais criatividade nas aulas e inclui novos materiais didáticos como vídeos ou declamações de poesia para que as crianças tenham novas fontes de inspiração. As formações ajudaram-me a refletir sobre o meu trabalho enquanto docente e a aplicar na prática novas orientações pedagógicas, como por exemplo a criação da pauta eletrónica, com apoio dos diretores das turmas.”

“As formações foram muito bem programadas e executadas. Os formadores mostraram aptidão, vontade e elevado sentido de profissionalismo. Espero ter mais oportunidades deste género no futuro”.

Não podíamos deixar de partilhar este sucesso, que é de todos. Por um lado dos nossos parceiros da Caritas Diocesana De Bafatá, do nosso cofinanciador, o Camões, I.P. e da Ser Mais Valia e do Cfae Centro-oeste, que nos apoiaram no recrutamento e formação de professores voluntários e na acreditação das formações em Portugal, respetivamente. Por outro lado, dos formadores sénior voluntários, a Adriana, o Pedro e a Teresa, que implementaram as formações em terreno. Por fim, de todos os que apoiaram este projeto através de donativos ou de compras na Prenda Solidária. Obrigado a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *