6 de Março, 2024
A Solsef continuará a implementar o projeto “Sons de Bem-estar”
Em 2024, a Solsef continuará a implementar o projeto “Sons de Bem-estar”, uma iniciativa destinada a promover a educação para a saúde através da música entre os jovens de Portugal. Assim, continuaremos felizes, durante mais um ano, a trabalhar, em nome do IPDJ, I.P., pelo crescimento e bem-estar da juventude portuguesa.
Quatro edições do programa Cuida-te+
Em 2021, a Solsef assumiu pela primeira vez a responsabilidade pela implementação do dispositivo 2.2 da medida 2 do Programa Cuida-te+, promovido pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Atualmente, a colaboração continua pelo quarto ano consecutivo e esta nova edição conta com algumas novidades. Em primeiro lugar, uma nova musicoterapeuta incorpora-se ao trabalho, Ana Matos. Além disso, também haverá novidades na gestão do projeto, reforçando o uso da tecnologia para sistematizar as avaliações tanto dos participantes como dos professores e técnicos envolvidos, sempre que seja possível.
Foco do projeto permanece inalterado
O objetivo principal do projeto permanece inalterado. Ou seja, promover a educação para a saúde em quatro áreas prioritárias: as relações afetivas, a saúde mental, as dependências e a alimentação e atividade física. No entanto, com a chegada de Ana Matos, as sessões passarão a ter uma abordagem ainda mais prática e com maior uso de instrumentos musicais.
Sessão teste “Emo-sons”
A fim de testar as sessões que tínhamos desenhado sobre o papel, em colaboração com a Ana Matos, realizámos, recentemente, uma sessão de teste. Mais concretamente, a sessão denominada “Emo-sons”, que é aquela relacionada com a saúde mental. Assim, reunimos mais de dez jovens voluntários da Solsef para participar numa sessão que a Ana conduziu, propondo exercícios para explorar as emoções dos participantes e promover um ambiente de bem-estar. No final, o grupo teve a oportunidade de realizar uma música coletivamente, com todos os benefícios a nível de grupo que isso traz.
Resultados da sessão teste foram muito positivos
Após a sessão, foi realizado um questionário para conhecer a opinião dos participantes. Como resultado, as respostas forma extremamente positivas, com todos a sentirem emoções mais positivas após a atividade e expressarem o desejo de participar novamente. Estes resultados deixam-nos esperançosos quanto às sessões que iremos implementar em 2024 e ao seu impacto nos jovens que irão participar.
Gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão a todos os participantes da sessão de teste e especialmente à Ana Matos pela sua dedicação e contribuição para o projeto. E, claro, um agradecimento ao IPDJ, I.P., por continuar a confiar em nós. Deixa-nos muito gratos saber que a Solsef continuará a implementar o projeto “Sons de Bem-estar”!
Deixe um comentário