16 de Maio, 2024

Decorre, em Canidelo, novo encontro do Missão Cor Unum

Decorreu, em Canidelo, mais um encontro de preparação do Missão Cor Unum, um dos programas de Voluntariado Internacional de Curta Duração promovidos pela Congregação dos Missionários do Espírito Santo (CSSp). Em 2024, com o apoio da Solsef, um grupo de voluntários partirá para Bissau, na Guiné-Bissau, a fim de responder às necessidades identificadas pelos parceiros locais.

Para tal, estamos a desenvolver um plano de trabalho que visa aplicar no terreno as competências técnicas e a experiência profissional dos voluntários. Além disso, a equipa está a preparar-se para esta missão desde outubro, com encontros e formações.

A seguir, partilhamos como é que correu este último encontro segundo os próprios voluntários.

O encontro segundo os voluntários do grupo Missão Cor Unum

“Foi no passado fim de semana de 20 e 21 de Abril que o grupo Cor Unun se encontrou novamente. Desta vez em Canidelo, onde fomos acolhidos pelo P. Almiro, que esteve um ano em missão em Bissau, na mesma área para onde vai este grupo maravilha.

O P. Almiro partilhou connosco a sua experiência e as suas histórias de missão na Guiné-Bissau, bem como as suas aventuras pelo continente africano. Além disso, explicou-nos que no meio da dificuldade e da ausência dos bens materiais abundam as situações de entrega em função do próximo. Afinal, o Amor é o principal motor da comunidade.

É com este espírito de amor e disponibilidade e de verdadeiro missionário que o P. Almiro encara a vida e conduz a sua comunidade.

Da mesma forma, a catequese, um grupo de 300 almas de todas as idades, recebeun-os com os braços abertos. Alegres, barulhentos, interessados assistiram à nossa apresentação e connosco cantaram e ouviram falar da missão que este grupo se prepara para abraçar.

A paroquia do Canidelo acolheu-nos de forma incondicional e calorosa.  A alegria é contagiante e as pessoas muito carinhosas e acolhedoras.

Também conhecemos as Irmãs das Oblatas que nos receberam na sua casa, onde fizemos as nossas reuniões de grupo, com uma vista sobre a Afurada e o Porto sem explicação. Certamente, fomos abençoados com o tempo, que nos deixou disfrutar das vistas fabulosas tanto do salão das catequeses como das irmãs, sempre com o mar a acompanhar-nos.

Os tempos de oração comunitário do grupo aconteceram na capela da casa das irmãs e na igreja de São Paio, e foram tempo de crescimento e partilha, não só da Fé, mas também das nossas fraquezas e dificuldades.

Com o exemplo e a força do P. Almiro e o abraço caloroso das Irmãs e da comunidade local, demos mais um passo no nosso caminho de preparação e acreditamos estar mais próximos do que o Senhor nos pede nesta missão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *