22 de Novembro, 2022

Dia Universal dos Direitos da Criança

O Dia Universal dos Direitos da Criança celebra-se anualmente a 20 de novembro. O seu objetivo é sensibilizar para os direitos das crianças e adolescentes de todo o mundo.

O dia foi escolhido por coincidir com dois acontecimentos importantes para o reconhecimento dos direitos das crianças a nível global. Por um lado, a proclamação da Declaração dos Direitos das Crianças, que aconteceu no dia 20 de novembro de 1959. Também a proclamação Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada a 20 de novembro de 1989.

A Convenção dos Direitos das Crianças é o documento mais completo sobre os direitos das crianças e jovens. Reconhece-lhes direitos semelhantes aos do adulto: direitos civis e liberdades; ambiente familiar e aconselhamento parental; cuidados básicos como a saúde e o bem-estar; educação e lazer.

No entanto, a convenção continua a ser posta em causa. Segundo dados da Unicef, há uma média de 45 violações destes direitos fundamentais todos os dias,

Na Solsef trabalhamos para ajudar a garantir os direitos de todas as crianças e jovens. Especialmente o direito à Educação, reconhecido no artigo 28.º da Convenção. Para tal, graças ao teu apoio, desenvolvemos projetos que tornem a educação acessível para todas as crianças, independentemente das suas necessidades, rendimentos, lugar de procedência, etc.

Muito obrigada por estar ao nosso lado!

Fotografia pela voluntária Inês Cepa.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *