26 de Maio, 2022

Encontro de Formação Missão Cor Unum

O grupo de voluntários do projeto Missão Cor Unum continua a fazer o seu caminho de preparação, formação e team-building para melhor atuarem e integrarem-se no projeto de missão que irão abraçar já em setembro próximo, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Arari, na Diocese de Ponta de Pedras (PA – Brasil).

O encontro teve lugar em Gondemaria, perto de Fátima, e o grupo começou o sábado de manhã com uma atividade diferente: a apanha da batata. Surgiu como proposta de uma pessoa local, o Sr. Filipe, ligado à Família Espiritana, que contribuiu com um donativo para o projeto “Missão Cor Unum” em troca do trabalho dos voluntários na manhã de sábado. Foi uma manhã divertida, trabalhosa e muito colaborativa, onde houve espaço para convívio entre todos e com a comunidade local, com quem partilharam a atividade matinal. Outro momento de partilha comunitário foi o almoço, onde os trabalhadores da terra se juntaram todos para comer um churrasco.

O período da tarde foi dedicado ao aprofundamento das relações interpessoais e da missão. Num primeiro momento, a Rita Costa, voluntária da Sol sem Fronteiras e do movimento Jovem Sem Fronteiras, que esteve um ano na Guiné-Bissau (em Caió) e partiu em projetos de voluntariado internacional de curta duração para Cabo Verde e Angola, preparou um tema ligado à vivência pessoal e comunitária: rumo a um nós cada vez maior!

Através do revisitar das expectativas de cada elemento para participar neste projeto, e uma partilha pessoal sobre as dificuldade de cada um que podem afetar o desenrolar do projeto e a vivência de grupo, houve oportunidade de encontrar fraquezas, forças, oportunidades e ameaças, dentro de um grupo tão heterogéneo como é o destas 11 pessoas. No final, houve ainda espaço para analisar o texto “Todos à Batatada”, uma pequena história redigida pela Rita e inspirada no grupo, de forma a trabalhar questões mais concretas de vivência em comunidade. A história conclui-se com “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é uma vitória!”.

Após o lanche, o grupo recebeu o P. Simão Pedro, Missionário da Consolata, que através do tema Alegrai-vos e exultai: relação com Deus e missão, partilhou a experiência da sua vocação e vida missionária em Moçambique, principalmente ligado ao laicado. Atividades desenvolvidas, desafios e projetos missionários partilhados com o coração e com a alegria característica relacionada com a exortação que o inspirou para preparação da temática: “Alegrai-vos e Exultai”.

De seguida, o grupo participou na missa comunitária em Gondemaria e após o jantar aprofundou as atividades que irão desenvolver na Diocese de Ponta de Pedras, procurando acertar um roteiro e a divisão de grupos por áreas de trabalho e conhecer um pouco melhor a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, uma vez que o pároco – P. David Charles, fez algumas partilhas, juntamente com o Bispo desta Diocese, Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp. A Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral Juvenil, a Pastoral da Pessoa Idosa, o Coro e a Catequese são algumas das atividades em que o grupo se vai inserir e procurar colaborar e apoiar a Paróquia, mas também irão surgir novos tipos de encontros: formações de saúde comunitária, de primeiros socorros e cuidados de saúde, promoção de encontros de culturas, uma formação de lideranças e vários encontros comunitários. A divisão de tarefas foi feita e os grupos iniciam agora o seu trabalho prático.

No domingo, além da participação na Missa Comunitária, onde o grupo pode dar a conhecer os chupas solidários que ajudam a angariar fundos para o projeto, houve oportunidade de ouvir o testemunho da Céline Gonçalves, voluntária que esteve em Bafatá (Guiné-Bissau), ao longo de um ano, a colaborar na cúria diocesana. A Céline partilhou as riquezas de partir em missão ligadas à vida comunitária, à inserção local, à integração cultural, bem como todos os desafios que a missão acarreta.

Para o almoço, o grupo missionário da LIAM de Gondemaria organizou um Festival das Sopas Solidárias, a reverter para o projeto Missão Cor Unum, onde o grupo pode participar e conviver com as pessoas, agradecendo toda a generosidade e solidariedade. Foi um bonito momento de partilha e convívio.

Depois do almoço o Luís Santos e a Marlene partilharam a sua reflexão sobre os capítulos II e III da “Querida Amazónia” (exortação apostólica do Papa Francisco), levando o grupo a refletir sobre um sonho Cultural e Ecológico para a Amazónia. No final ainda houve tempo para leitura e assinatura dos contratos de voluntariado, antes de o grupo regressar a casa, cada um para uma zona do país diferente, tão díspares que são as suas origens.

Fica um agradecimento especial à D. Maria, a senhora que acolheu o grupo de voluntários na sua casa para peregrinos, e a todo o grupo missionário de Gondemaria por toda a solidariedade e sintonia na missão!

O Missão Cor Unum é um projeto de voluntariado missionário internacional de curta duração, em parceria com os Missionários do Espírito Santo, que tem como missão de acolhimento nesta edição de 2022 a Diocese de Ponta de Pedras (Arquipélago do Marajó, PA – Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *