17 de Outubro, 2022

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

A dia 17 de outubro assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

A Erradicação da Pobreza é um dos maiores desafios que o Mundo enfrenta. Por este motivo está reconhecida no Objetivo 1 da Agenda 2030 — Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A pobreza tem múltiplas dimensões

Embora habitualmente se fale em termos monetários, a pobreza envolve mais do que a falta de recursos e de rendimento. A pobreza tem múltiplas dimensões e muitas delas estão interrelacionadas, dando origem a um ciclo de exclusão social difícil de ultrapassar. A pobreza manifesta-se através da fome e da malnutrição, mas também do acesso limitado à educação, à saúde e a outros serviços básicos. Também através da discriminação e da exclusão social, bem como da falta de participação na tomada de decisões.

Para medir a pobreza à luz da sua multidimensionalidade, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento — PNUD lançou, em 2010, O Índice da Pobreza Multidimensional (IPM). Este relatório complementa a medição monetária da pobreza. Se quiseres, já podes consultar o relatório do ano 2022, lançado hoje.

Medição da pobreza em termos monetários

No entanto, o limiar da pobreza continua a ser o critério mais usado para medir a pobreza global. Mais concretamente, o limiar definido pelo Banco Mundial, que em setembro de 2022 foi atualizado para $2,15 por dia nos países de renda baixa, para $3,65 nos de renda média e para $6,85 nos de renda alta.

Assim, o mais recente relatório do Banco Mundial Poverty and Shared Prosperity estima que a Covid-19 causou o maior revés nos esforços globais para a redução da pobreza desde 1990, e a guerra da Ucrânia ameaça piorar a situação. Segundo este relatório há 719 milhões de pessoas a subsistirem com menos de $2,15.

A África Subsariana concentra atualmente 60% de todas as pessoas em situação de pobreza extrema: 389 milhões. Isto significa que, nesta região, 35% das pessoas não conseguem satisfazer as suas necessidades mais básicas. Por outra parte, a pobreza é também uma questão de género. Segundo dados da ONU, por cada 122 mulheres dos 25 aos 34 anos a viver na pobreza há apenas 100 homens.

Pobreza em Portugal

A pandemia afetou todos os países do mundo, também a Portugal. O estudo Pobreza em Portugal — Trajetos e Quotidianos, promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, revela que um em cada cinco portugueses é pobre. O mesmo estudo conclui que cerca de um terço dos pobres são trabalhadores. Além disso, se juntarmos a este número os trabalhadores precários, conclui-se que mais de metade das pessoas em situação de pobreza em Portugal trabalham.

Neste contexto, torna-se muito improvável que o mundo consiga atingir a meta de erradicação da pobreza extrema até 2030. A fim de reverter esta situação serão necessárias reformas políticas, maiores apoios sociais e a intensificação da cooperação internacional, entre outros. Na Solsef continuaremos a desenvolver projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento com o intuito de erradicar a pobreza para sempre e em todo o lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *