1 de Junho, 2022

Mindjeres Bideras

Mindjeres Bideras (mulheres vendedoras) é uma palavra do crioulo da Guiné-Bissau que denomina as mulheres que trabalham no comércio informal. Estas mulheres são, frequentemente, as responsáveis pelo sustento das suas famílias. No entanto, ao tratar-se de um tipo de trabalho informal, o nível de desproteção do coletivo é grande.

Neste contexto, as Mindjeres Bideras organizam-se frequentemente em Mandjuandade, que são grupos de interajuda femininos. Estas associações acumulam várias funções. Por exemplo, a poupança e compra coletiva de bens, o crédito individual às associadas, a celebração de cerimónias familiares e religiosas ou a organização de acontecimentos lúdicos. Graças a estes grupos, as Mindjeres Bideras conseguem muitas vezes organizar-se e proteger as suas associadas perante os imprevistos que possam surgir.

Na foto vemos uma Mindjer Bidera em Bafatá, na Guiné-Bissau. A fotografia é da voluntária Dina Nogueira, que tirou durante a visita de arranque da terceira formação do nosso projeto Capacitação Pedagógica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *