26 de Outubro, 2022

As Nações Unidas fazem 77 anos

Esta semana a Organização das Nações Unidas (ONU) faz 77 anos.

A ONU surgiu após a Segunda Guerra Mundial para impedir o surgimento de outros conflitos armados pelo mundo. Assim, o seu objetivo é unir todas as nações em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios da justiça, da dignidade humana e do bem-estar de todos.

O trabalho das Nações Unidas é guiado pelos propósitos e princípios contidos na sua Carta fundadora – a Carta das Nações Unidas. O caráter internacional da Carta permite às Nações Unidas tomar medidas sobre as grandes questões relacionadas com a humanidade. Por exemplo, a paz e a segurança, as alterações climáticas ou direitos humanos, entre muitas outras.

A ONU é a organização global com mais legitimidade e impacto normativo do mundo e já atingiu grande logros. Por exemplo, já participou em tratados e missões de paz e promoveu a descolonização. Também tem um papel importante na erradicação de doenças, na melhoria do direito internacional e em pactos para proteger o ambiente, entre muitos outros.

Além disso, a ONU também servem para orientar o trabalho de muitas outras organizações. Por exemplo, no caso da Sol sem Fronteiras,  os nossos projetos de Cooperação para o Desenvolvimento da Solsef estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No entanto, nestes tempos, a organização está a “ser posta à prova como nunca”. Por isso, com a comemoração do aniversário da ONU, secretário-geral, Ant´nio Guterres, espera “renovar a nossa esperança e convicção no que a humanidade pode alcançar quando trabalhamos unidos, em solidariedade mundial”. ­

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *