9 de Maio, 2022

Liberdade de imprensa em Portugal é muito boa

Portugal é um dos países do mundo com maior liberdade de imprensa. Os dados são da Repórteres sem Fronteiras (RSF), que cada ano elabora um Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa. Este direito é uma questão chave para o desenvolvimento, pois é fundamental para ter uma opinião pública informada e, portanto, uma democracia forte.

Para calcular a pontuação de cada território analisaram duas variáveis. Por um lado, estudaram os abusos cometidos contra profissionais dos órgãos de comunicação social. Por outro lado, analisaram os contextos político e económico, o enquadramento legal e a segurança.

Portugal faz parte do grupo de apenas 8 países que atingiram um índice de liberdade de imprensa muito bom. No lado oposto, encontram-se os 28 países mais repressivos em termos de liberdade de imprensa, que aumentaram em 12 face ao ano anterior.

Entre as causas que ameaçam a liberdade de imprensa no mundo estão a desinformação, uma propaganda que é facilmente difundida pelas redes sociais, e a polarização, provocada pela “média de opinião” que difunde opiniões em lugar de factos contrastados.

A Educação para os Media, que é uma das disciplinas da Educação para a Cidadania, torna-se muito valiosa neste contexto, pois pretende ajudar os jovens a utilizar e decifrar os meios de comunicação, com especial atenção à Internet e às redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *