Países de Intervenção

Portugal

Datas

De janeiro a dezembro de 2020

Objetivos Gerais

Desafiar, perante a situação de pandemia global, criada pelo aparecimento do Covid-19 e a consequente posição de vulnerabilidade mundial (sem fronteiras) outorgada a cidadania de todos os países, a olhar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não apenas como objetivos a atingir pelos “países em desenvolvimento”, mas sim como metas a atingir de uma forma global pelos cidadãos do mundo.

Objetivos Específicos

Sensibilizar a juventude portuguesa para os ODS através de um ciclo de documentários, com acesso gratuito desde casa, que ajudem a refletir, a partir da interação nas redes sociais da Solsef (com mais de 6000 seguidores), sobre áreas estratégicas para o desenvolvimento.

Beneficiários

8000 Nº beneficiário Diretos
20000 Nº beneficiário Indiretos
50 % de mulheres beneficiárias

Público-alvo

Grande público.

Atividades e Estratégia de Intervenção

ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Através do documentário The End of Poverty? gostaríamos de refletir sobre as causas da pobreza no mundo como ponto de inflexão para conceber o objetivo de acabar com a pobreza sob todas as suas formas.

ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
A partir do documentário Zap! The Weapon Is Food desafiamos-vos a refletir sobre o direto à alimentação como a mais elementar obrigação das nações perante os cidadãos do mundo.

ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Com o documentário Slim Hopes gostaríamos de ajudar a refletir sobres os cânones de beleza transmitidos pela publicidade dos países autonomeados “desenvolvidos”, e a sua influência na saúde e no bem-estar da população, sobretudo dos jovens, pois o aceso ao bem-estar não parece condição suficiente para uma sociedade fomentar modos de vida saudável.

ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Com o documentário UnSlut gostaríamos de desafiar-vos a refletir sobre a inclusão nas escolas, a problemática do bullying e o paradoxo das sociedades de países autodenominados “desenvolvidos” que, ainda com possibilidades de acesso a educação de qualidade, não são imunes a problemáticas, como o bullying, que impedem o direito à educação de muitos jovens, perpetuam o isolamento social e até provocam casos de suicídio.

ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Em muitas partes do mundo, ainda hoje, as meninas são assassinadas e abandonadas simplesmente porque são meninas. Através do documentário It’s a Girl, desafiamos-vos a refletir sobre a formas de micro-machismo e macro-machismo que ainda hoje vivenciamos em conivência.

ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
O processo de privatização da agua doce no mundo leva a refletir sobre a ética na gestão dos recursos naturais que são elementares para a vida. Com o documentário Flow — For The Love of Water, animamos-vos a refletir sobre o direto à água para todos.

ODS 7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Através do documentário Energy War, desafiamos-vos à reflexão critica sobre “não vale tudo” para conseguir fontes de energia que façam funcionar as indústrias dos países autodenominados “desenvolvidos”. Os interesses económicos não podem antepor-se aos interesses humanos por muito apreciado que seja o bem em disputa.

ODS 8 – Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Quem realmente paga o preço das nossas roupas? É a pergunta refletiva que gostaríamos de colocar no âmbito do documentário The True Cost, a fim de debater sobre o verdadeiro custo da industria têxtil atual.

ODS 9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
O debate não é “industria sim” versus “industria não”, o debate é que “tipo de industria” e que “condições para os trabalhadores” estamos dispostos a aceitar para não cair na cumplicidade com a escravidão do século XXI. Aconselhamos o documentário Made in Bangladesh, como fio condutor da reflexão.

ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Longe de terminar com a abolição da escravatura, o comércio de seres humanos prospera mais do que nunca. As diversas formas de tráfico de seres humanos, no século XXI, são as mais evidentes provas da existência de desigualdades, nacionais e internacionais, entre os seres humanos. Recomendamos a série de documentários Slavery. A 21st Century Evil para ajudar a posicionar-nos perante a pandemia mundial da escravidão.

ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” não pode ficar apenas slogan… A insalubridade das cidades apresenta um impacto direto na saúde e bem-estar das pessoas. O documentário China’s Dirty Secrets fala sobre os custos humanos da ineficácia no tratamento de resíduos industriais.

ODS 12- Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Só a premissa do “consumo”, não assegura o acesso à qualidade de vida… Através do documentário Consumerism and the Limits to Imagination, pretende-se refletir sobre os limites ambientais e sociais do capitalismo.

ODS 13 -Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

Através do documentário Merchants of Doubt queremos ajudar a refletir sobre a tática da “contra-argumentação”, na base do “negacionismo”, mesmo que falácia, contra as evidências cientificas que advertem das alterações climatéricas.

ODS 14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Assegura-se que não existem oceanos livres de micro-plásticos no mundo e todas as praias contam com micropartículas plásticas em mistura com a areia. Partículas plásticas são ingeridas pelos peixes e entram diretamente na cadeia alimentária dos seres humanos. O documentário Micro-Plasticsreflete sobre a necessidade de frenar a contaminação dos oceanos.

ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

O documentário The Genetic Conspiracy — Following the Trail faz pensar sobre se os alimentos geneticamente modificados surgem à luz de verdadeiras evidências científicas que possam sustentar a sua suposta mais valia para obter rendimentos mais altos e combater a fome no mundo.

ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

O documentário Children of War quer ser um legado à esperança na reabilitação psicossocial das crianças treinadas para a guerra. Uma esperança para a justiça e a paz no mundo.

ODS 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

A Food or Famine analisa projetos na América do Norte, Chile, Indonésia, África e Índia que estão a participar de um movimento mundial para retornar métodos locais de cultivo baseados nos princípios da ecologia. É um documentário inspirador para o estabelecimento de parcerias globais como via para atingir o desenvolvimento humano sustentável.

Instituições participantes

Centro de Juventude de Lisboa

Parceiros