13 de Abril, 2022

Regresso do voluntário Pedro Coutinho

O Pedro Coutinho, voluntário sénior da associação Ser Mais Valia, regressou ontem de Bafatá (Guiné-Bissau). Finalizou assim o seu voluntariado de mais de três meses nesta cidade guineense, durante o que implementou a formação de “Literacia informática e digital no trabalho docente”. O Pedro colocou a sua extensa experiência nas tecnologias da informação ao serviço do nosso projeto Capacitação Pedagógica, que é fruto da parceria entre a Solsef e a Cáritas Diocesana de Bafatá. Este projeto conta com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P. e com o apoio da Ser Mais Valia no recrutamento e formação de professores voluntários e do CFAE Centro Oeste na acreditação das formações em Portugal.

Quase 60 formandos participaram na formação

O Pedro ficou responsável por lecionar a formação “Literacia informática e digital no trabalho docente”. A formação esteve destinada aos professores das três escolas apoiadas pelo nosso projeto “Capacitação Pedagógica”. Quase 60 professores do Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus, da Escola Missionária São Francisco Xavier e do Liceu Leopoldo Pastori aderiram a esta iniciativa.

O voluntário dinamizou as aulas de segunda-feira a sexta-feira e criou 4 turmas diferentes. O objetivo foi conseguir grupos com um número de alunos reduzido que lhe permitiram desenvolver sessões muito práticas e interativas.

Formação contínua do projeto “Capacitação Pedagógica”

A formação “Literacia informática e digital no trabalho docente” decorreu no âmbito da formação contínua para o corpo docente programada numa das atividades do projeto Capacitação Pedagógica. Além de esta, outras duas formações foram também programadas. A formação chamada “A preparação do trabalho docente (Organização, Planificação e Avaliação Curricular-Pedagógica) e a sua implementação (a prática dos processos de Ensino-Aprendizagem)” já aconteceu entre outubro e dezembro de 2021. A formação de “Competências transversais na docência” irá acontecer entre abril e junho de 2022.

Queremos agradecer ao Pedro Coutinho o seu profissionalismo e empenho em terreno. Também o apoio de Margarida Cabral, voluntária sénior da Ser Mais Valia, e de Paulo Vasques, colaborador do CFAE-CENTRO-OESTE, pela assessoria pedagógica desde Portugal. Um muito obrigado também ao CFAE-CENTRO OESTE pela acreditação das formações em Portugal e à Associação Ser Mais Valia pela seleção e recrutamento dos professores sénior voluntários. Por fim, um muito obrigado ao Instituto Camões, I.P. pelo cofinanciamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *