3 de Fevereiro, 2023

Segundo encontro do Projeto Aprender Vivendo

No fim de semana de 28 e 29 de janeiro, teve lugar o segundo encontro de preparação dos candidatos ao Projeto Aprender Vivendo. Este foi o encontro que deu fim ao período de discernimento: os 9 participantes entraram na Casa da Igreja do Lugar da Estrada na manhã de sábado como Candidatos e saíram na tarde de domingo como Voluntários!

Foi com este segundo encontro que os voluntários ficaram a saber que é em Contuboel, na Guiné-Bissau, que no mês de agosto se irá realizar a missão para a qual se preparam. Também neste fim-de-semana, os voluntários assinaram os contratos e assumiram novas responsabilidades por se tornarem voluntários do projeto.

O fim de semana foi recheado de muita partilha em relação ao período de discernimento, às expectativas, preocupações, dúvidas e incertezas dos voluntários. Para amenizar todas as preocupações estiveram presentes três convidados – professora de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC), Fátima Pereira, professor de EMRC, Gonçalo Domingos, e a antiga aluna de EMRC, Mariana Gomes – todos eles voluntários do Projeto Aprender Vivendo de 2002, 2016 e 2019.  Estes convidados partilharam com o grupo o seu testemunho e abordaram os temas Oração em Missão e o Voluntariado e Missão.

Com a ajuda das atividades proporcionadas, tanto pela coordenação do projeto como pelos convidados, os voluntários missionários estão mais fortes, unidos e mais perto de se tornarem o grupo que necessitam de ser para a missão que têm pela frente.

O projeto Aprender Vivendo insere-se num programa de voluntariado internacional de curta duração no âmbito da disciplina de EMRC. Surge da parceria entre a Solsef, a Escola Secundária de Peniche e os Agrupamentos de Escolas de Peniche e Atouguia da Baleia. Se queres saber mais sobre o Projeto Aprender Vivendo segue-os no Instagram @_aprender_vivendo e no Facebook também. É lá que estará toda a informação sobre o projeto, como está a correr e quais as atividades que o grupo está a desenvolver!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *