10 de Março, 2023

Terceiro aniversário da declaração de pandemia

A 11 de março assinala-se o terceiro aniversário da declaração de pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde então, a doença tem afetado profundamente as nossas vidas em todos os cantos do mundo.

Os países em desenvolvimento, em particular, foram afetados de forma desproporcional pela Covid-19. Com sistemas de saúde fracos e recursos limitados, muitos desses países lutaram para lidar com a escala e o impacto da pandemia.

 

Consequências a longo prazo nos países em desenvolvimento

As consequências a longo prazo da pandemia da Covid-19 serão profundas e variadas, especialmente nos países de baixa renda.

A pandemia teve um impacto severo nas economias de muitos países em desenvolvimento. Isto porque a paralisação económica, as restrições de viagem e as interrupções nas cadeias de suprimentos globais tiveram um efeito devastador em muitos setores, incluindo turismo, agricultura e manufatura. Assim, esta situação poderá levar a uma maior pobreza e ao aumento da desigualdade.

A pandemia da Covid-19 agravou, também, a insegurança alimentar em muitos países onde milhões de pessoas já enfrentavam escassez de alimentos. Entre as causas, encontramos o feche de fronteiras, que reduziu o comércio de alimentos, levando a um aumento da fome e da desnutrição.

Também teve impacto no acesso aos serviços de saúde de milhões de pessoas no mundo. A Covid-19 sobrecarregou os sistemas de saúde já fracos. Por este motivo, diminuiu o acesso a serviços de saúde básicos, como vacinações, cuidados pré-natais e tratamento de doenças não relacionadas à Covid-19. Portanto, a falta de acompanhamento de outras doenças poderá levar a um aumento da mortalidade a longo prazo.

Do mesmo modo, o impacto da pandemia também se deixou sentir na educação. A Covid-19 interrompeu o acesso à educação em muitos lugares, aumentando as desigualdades educacionais e restringindo as oportunidades de vida futura para muitas crianças e jovens.

Por outro lado, a dívida pública dos países menos desenvolvidos também tendeu a aumentar. Muitos precisaram de assumir empréstimos para lidar com as consequências económicas e de saúde. Isso pode levar a uma maior dependência de credores externos e a um aumento da dívida pública, o que pode ter consequências negativas para o desenvolvimento económico a longo prazo desses países.

 

É necessário um esforço global

Em resumo, a pandemia da Covid-19 terá consequências significativas e duradouras para os países de baixa renda, afetando as economias, a saúde, a educação e o bem-estar das pessoas. Será necessário um esforço global para apoiar esses países na recuperação e no desenvolvimento a longo prazo.

Na Solsef desenvolvemos projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, sobretudo na área da educação, para tentar reduzir as desigualdades no mundo. Tu também podes apoiar o nosso trabalho aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *