3 de Junho, 2022

Voluntariado Internacional Ético – Disponibilidade

Pode ser que as tuas expectativas antes da partida sejam, por exemplo, trabalhar com crianças ou cuidar de animais. No entanto, as organizações costumam ter muitas outras necessidades que podem não ser tão emocionantes, mas que são também muito importantes. Por isso, para realizares um voluntariado internacional mais ético, o melhor é partires com disponibilidade para fazer o que for mais útil.

Muitas vezes é necessário ajudar a limpar e arrumar espaços, classificar documentos ou ajudar a fazer pesquisas. Isto acontece porque são tarefas que vão ficando para trás entre o grande volume de trabalho das organizações do terceiro setor. Podem parecer tarefas monótonas, mas têm uma importância fundamental. Ao ficares responsável por estes trabalhos estarás a deixar mais tempo disponível para os trabalhadores da organização. Desta forma os colaboradores, que conhecem melhor a realidade local, terão mais tempo para desenvolver trabalhos mais específicos e para os quais estão mais capacitados.

O que achas desta reflexão? Terias disponibilidade para realizar um projeto de voluntariado deste tipo? Partilha a tua opinião nos comentários!

Podes ver outras mais reflexões sobre este assunto no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *