7 de Julho, 2022

Alunos no Mundo têm níveis muito baixos

Sabias que 60% dos alunos no Mundo têm níveis muito baixos de compreensão em leitura e matemática?

Nas últimas décadas conseguimos, a nível global, que a maioria das crianças esteja escolarizada. Agora é hora de continuarmos a melhorar a educação dando às escolas mais recursos e apoiando os alunos mais vulneráveis.

Na atualidade, a maioria das salas de aula do Mundo estão sobrelotadas, sobretudo em países em desenvolvimento. Muitas escolas não têm professores suficientes ou suficientemente formados. Também há muitas crianças em países de renda baixa ou média que não conseguem pagar as propinas ou o material escolar.

As condições fora da escola também afetam o desempenho dos alunos

As condições fora da escola também afetam o desempenho dos alunos. Por exemplo, há algumas crianças que não conseguem estudar porque têm que trabalhar depois da escola ou porque moram em casas sem eletricidade para ler.

Na imensa maioria dos países, as crianças com necessidades educativas especiais enfrentam dificuldades acrescidas. As mais comuns são a falta de apoio provocada pelos preconceitos, a falta de formação específica dos professores e a falta de programas específicos derivados dos poucos recursos.

No entanto, nem é preciso ir tão longe. Às vezes, o baixo nível dos alunos tem a ver com coisas tão simples como ser míope e não ter capacidade para avaliar o problema ou comprar óculos.

Este problema afeta as crianças do Mundo de forma muito desigual, segundo dados da Unesco. Mais de 80% das crianças na África Subsaariana não atingem o nível mínimo, enquanto que na Europa e na América do Norte esse número é desce até 14%.

É necessário continuarmos a apoiar as escolas e os alunos mais vulneráveis

Na Solsef acreditamos que a educação de qualidade é uma das chaves para o desenvolvimento dos países, por isso apostamos no desenvolvimento de projetos educativos em países de renda baixa.

Nos últimos anos temos apoiado várias escolas com projetos que melhoram as infraestruturas, que aumentam as competências dos professores e que apoiam os alunos mais vulneráveis através de bancos de bolsas.

Também achas que a Educação é importante para acabar com a pobreza? Conheces algum país que tenha aumentado de renda drasticamente nos últimos anos graças à educação? Conta-nos tudo nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *