22 de Novembro, 2022

O banco de bolsas do CEIV continua ativo

O banco de bolsas do Centro Educacional Irmã Valdelícia (CEIV), em Contuboel (Guiné-Bissau) continua ativo e apoiará 49 alunos durante este ano letivo. Desta forma a iniciativa matem-se viva pelo 5.º ano consecutivo, graças ao apoio da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau – APARF e da Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus.

Banco de bolsas criado ao abrigo do projeto Aprendizagem Inclusiva

O Banco de Bolsas do CEIV foi implementado pela primeira vez 2018/2019 ao abrigo do nosso projeto Aprendizagem Inclusiva, que decorreu parceria com a Congregação de Santa Teresinha do Menino Jesus e com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P. No entanto, esta foi apenas uma das atividades que realizámos durante o projeto, que também incluíram o reforço das infraestruturas e a formação dos professores.

O objetivo do banco de bolsas é facilitar a escolarização dos alunos mais vulneráveis através do pagamento das propinas. Assim, ao longo destes cinco anos, já foram muitas as crianças e jovens em risco de exclusão social que conseguiram continuar a estudar graças às bolsas. Sobretudo, alunos com necessidades educativas especiais e alunos de famílias com poucos recursos.

Bolsas essenciais para continuar na escola

No ano letivo de 2022/2023 serão apoiados 49 crianças e jovens desde o pré-escolar até ao 9.º ano.

Entre eles encontramos novos alunos, mas também algumas caras conhecidas. Por exemplo, a de Tungue Quemabe, um jovem com dificuldades de audição. Também a de Setimio Correia, um jovem com necessidades educativas especiais. Ambos alunos já foram incluídos anteriormente no programa e continuam o seu percurso escolar, com sucesso, graças ao banco de bolsas.

Queremos muito agradecer tanto à APARF como à Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus, por continuar a apoiar esta iniciativa. O seu contributo é essencial para que estes 49 alunos continuem na escola a aprender e a formarem-se para, num futuro, conseguir umas melhores condições de vida para si próprios e para as suas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *