23 de Outubro, 2023
Celebração dos 30 Anos da Sol sem Fronteiras
No dia 19 de outubro, vivemos um momento muito especial ao reunirmo-nos com os nossos financiadores e parceiros para celebrar os 30 anos da Sol sem Fronteiras. Este evento marcou uma oportunidade única para expressar a nossa gratidão a todos aqueles que nos possibilitaram percorrer três décadas na busca de um mundo mais igualitário. Para isso, concebemos um programa recheado de reflexões, com o intuito de destacar todo o trajeto conjunto que percorremos.
A Parceria entre a Sol sem Fronteiras e os Missionários do Espírito Santo
O Padre Pedro Fernandes inaugurou o programa da tarde estabelecendo a conexão entre a Sol sem Fronteiras e os Missionários do Espírito Santo.
O Pe. Pedro, provincial dos Missionários do Espírito Santo em Portugal, destacou como a nossa organização se tornou uma peça-chave no desenvolvimento de projetos de cooperação internacional promovidos pela Congregação. A Solsef nasceu da Família Espiritana e com ela partilhamos os seus valores fundamentais. Por isso, implementamos projetos em locais remotos, onde o acesso a serviços básicos é limitado, preservando, assim, a dignidade humana e partilhando o cariz espiritano.
O Testemunho de Mariana Rodrigues
Mariana Rodrigues, a nossa vice-presidente, também interveio para partilhar a história da Sol sem Fronteiras. Acima de tudo, a sua contribuição serviu para traçar o percurso da nossa organização e realçar os marcos que alcançámos ao longo das três décadas. No entanto, a Mariana também partilhou a sua experiência recente na Guiné-Bissau. Em agosto deste ano, a nossa vice-presidente visitou este país e conseguiu ver, na primeira pessoa, os frutos dos projetos desenvolvidos pela Solsef ao longo de 30 anos.
A Importância do Voluntariado na Defesa dos Direitos Humanos
A seguir, tivemos a honra de contar com a intervenção de Joana Pedro, voluntária da Sol sem Fronteiras e Especialista em Direitos Humanos e Desenvolvimento na Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI). Igualmente, Joana partilhou a sua experiência pessoal, destacando como o voluntariado através da Sol sem Fronteiras teve um impacto transformador na sua vida. As suas experiências de voluntariado, tanto a nível local como internacional, moldaram a sua carreira e levaram-na a dedicar-se integralmente à defesa dos direitos humanos.
A Música dos 30 Anos
No programa dos 30 anos da Sol sem Fronteiras também esteve presente o Coro Solidário Solsef, que criou um hino especial para assinalar esta data. A peça condensa a história, a missão e os valores da nossa associação em uma música que ressoará nas nossas mentes por muito tempo.
Um Tour Pelas Nossas Instalações
Para encerrar esta tarde, os participantes tiveram a oportunidade de visitar as nossas instalações e conhecer mais de perto o espaço e as pessoas que trabalham em prol da nossa causa. Foi um momento especial para expressar a nossa gratidão aos parceiros e financiadores que nos apoiam incondicionalmente. Sem o seu apoio não poderíamos ter atingido muitos dos nossos objetivos que, até hoje, nos permitiram implementar mais de 50 projetos em países diferentes.
Do fundo dos nossos corações, agradecemos por fazerem connosco este caminho rumo a um mundo mais justo. Obrigada!
Da mesma forma, um agradecimento especial à Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal – ACPP, que contribuiu com os deliciosos canapés para tornar este evento ainda mais especial.
Deixe um comentário