22 de Junho, 2023

Início do projeto Bem-estar na dança

O projeto Bem-estar na dança arrancou com uma sessão dedicada à alimentação e atividade física e desportiva no Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria. A Sol sem Fronteiras está a dinamizar este projeto em nome do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ com o objetivo de promover a saúde por meio da dança entre os jovens, no âmbito do dispositivo 2.2 do Programa Cuida-te+.

Início do Projeto Bem-estar na Dança

A primeira sessão, que ocorreu no dia 2 de junho, marcou o início do projeto, que será implementado em várias regiões de Portugal. Destinado a jovens dos 12 aos 25 anos, o Bem-estar na Dança busca contribuir para o seu bem-estar através da aplicação dos princípios da Dança Criativa e da Dança Educativa. Assim, através da dança, iremos promover a tomada de consciência dos jovens acerca da importância da saúde em várias áreas. A saber, a alimentação, atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e dependências, a saúde sexual e reprodutiva, e a saúde mental.

Abordagem do Bem-estar na Dança

A abordagem do projeto Bem-estar na Dança baseia-se nos princípios da Dança Educativa/Criativa, que considera a dança como um elemento pedagógico e expressivo. Assim, as atividades propostas usam técnicas ativas, onde os participantes são protagonistas, e técnicas passivas, que enfatizam a observação individual e conjunta.

O impacto do Projeto Bem-estar na Dança

O projeto Bem-estar na Dança promete levar a dança e a promoção da saúde a jovens em todo o país. Serão perto de 30 sessões que implementaremos ao lado da artista de dança Marta Coutinho. Assim, visitaremos escolas e associações que trabalham com jovens para proporcionar-lhes ferramentas para um crescimento saudável e uma vida equilibrada. Graças à combinação única da dança e educação para a saúde, esta iniciativa irá fortalecer a consciência individual e coletiva dos jovens sobre a importância de cuidar do corpo e da mente.

Um muito obrigada ao IPDJ,I.P. por confiar em nós para implementar este projeto e também à artista Marta Coutinho por juntar-se à Solsef nesta missão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *