4 de Abril, 2023

A literacia financeira no âmbito da Educação para a Cidadania

A literacia financeira é uma competência cada vez mais importante. Estamos num mundo com produtos financeiros cada vez mais complexos, por isso devemos tomar decisões financeiras mais informadas.

É por este motivo que a literacia financeira assume um papel destacado no âmbito da Educação para a Cidadania. Introduzir este tema ainda na idade escolar permite formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e capazes de tomar decisões informadas e críticas na vida adulta. Isto é importante não apenas no que diz respeito à gestão das suas finanças pessoais, mas também na forma como utilizam o dinheiro no contexto solidário.

A literacia financeira no âmbito da Educação para a Cidadania

A literacia financeira passou a ser um dos domínios da Educação para a Cidadania e a sua presença na escola é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, a literacia financeira é essencial para que os jovens possam tomar decisões informadas e responsáveis em relação às suas finanças pessoais e familiares. Ao ter conhecimentos financeiros básicos, as pessoas são capazes de gerir melhor o seu dinheiro, poupar para o futuro, e evitar cair em dívidas desnecessárias.

Além disso, a literacia financeira também é importante para uma cidadania mais ativa. Enquanto cidadãos, precisamos compreender o funcionamento dos sistemas financeiros. Também é relevante conhecermos a forma como os impostos são calculados, por exemplo, para podermos participar mais ativamente na sociedade.

Finalmente, a literacia financeira é também um fator importante para a estabilidade financeira e económica dos países. Com uma população melhor formada, é menos provável que ocorram crises financeiras que afetem a economia nacional.

A Solsef desenvolve o projeto Literacia Financeira

As aulas de literacia financeira no âmbito da educação para a cidadania são, como foi mencionado, cruciais para uma sociedade mais informada, responsável e próspera. Por este motivo, a Solsef com o apoio do Oney Bank em Portugal, está a implementar o projeto Literacia Financeira. Este projeto consiste em dinamizar uma sessão de Literacia Financeira, sob o ponto de vista da Cidadania, onde pretendemos abordar, de forma simples, alguns temas de literacia financeira, adaptado a crianças e jovens.

Os principais tópicos desta sessão são:

– Do essencial ao supérfluo: Necessidades e Desejos

– Entre o querer ter e o pensar antes de comprar: despesas e rendimentos na gestão do Orçamento familiar

– Do poupar vem o Ter: a importância da Poupança

– A Importância de Pagar os Impostos: uma forma de cidadania

Ao longo de 2 edições já envolvemos 2 693 estudantes e estamos atualmente na 3ª edição. Sabe mais nas nossas redes sociais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *