22 de Dezembro, 2023
Primeiro encontro do projeto Missão Cor Unum 2024
No final de novembro, ocorreu o primeiro encontro do projeto de voluntariado Missão Cor Unum 2024. Este programa de Voluntariado Internacional de Curta Duração, destinado a indivíduos com mais de 30 anos, é promovido pela Congregação dos Missionários do Espírito Santo (CSSp) e tem como principal palco de ação os Países Lusófonos. Neste contexto, conta com a colaboração da Solsef e a participação ativa dos diversos movimentos da Família Espiritana.
O propósito fundamental do Programa é responder às necessidades identificadas pelos parceiros locais. Para concretizar este objetivo, é desenvolvido um plano de trabalho que visa aplicar no terreno as competências técnicas e a experiência profissional dos voluntários. Em 2024, um novo grupo partirá para Bissau, na Guiné-Bissau, e já iniciou os preparativos e formações para esta missão. Érica Cruz, da Direção Social da Solsef, participará neste projeto e partilhou uma breve notícia sobre como correu o primeiro encontro do projeto Missão Cor Unum 2024.
O encontro segundo a Érica Cruz
Os primeiros dias de muitos, o primeiro encontro de um ano de formação e preparação rumo à Guiné-Bissau. Este foi o encontro, em que tivemos a oportunidade de ter o grande primeiro impacto. Colocamos os pés assentes na terra e conseguimos perceber um pedacinho desta grande aventura, a missão Cor Unum, rumo à Guiné-Bissau.
O fim de semana de 25 e 26 de novembro foi dedicado maioritariamente à apresentação de cada elemento deste grupo de 12 pessoas, aparentemente muito diferentes. Divergências de idades, de contextos familiares, de experiências profissionais e de personalidades, que torna tudo isto mais desafiante e interessante.
No sábado, o grande desafio foi conhecermos o outro e também darmo-nos a conhecer. A tarde terminou com a presença do seminarista Wilfried, que nos abriu o leque daquilo que pode ser uma experiência missionária deste género, dando o seu testemunho. Alguns elementos do grupo também já vivenciaram algo parecido dando a todos algum conforto. A partilha deixou-nos mais alegres e motivados.
No domingo, estivemos à conversa com a Solsef, que nos fez uma breve apresentação do local exato da missão, alguns dos sítios e pessoas que vamos encontrar. A expectativa cresceu e a segurança também, já não estávamos assim tão às escuras, já começamos a caminhar.
Vamos lá continuar a percorrer este caminho, que ainda é longo, mas, daqui a uns tempos, haveremos de dizer “Passou tão rápido!”.
Um espírito missionário que quer contagiar, um grupo ansioso que se vai aventurar!
Érica Cruz, voluntária do projeto Missão Cor Unum
Deixe um comentário