28 de Novembro, 2023
Qualificação Pedagógica: melhorar o sistema educativo em Empada, Guiné-Bissau
A Sol sem Fronteiras está dedicada a melhorar o sistema educativo em Empada, Guiné-Bissau, por meio do projeto Qualificação Pedagógica. Através deste projeto estamos a fortalecer o Liceu Dom Settimio Artur Ferrazzetta, melhorando as estruturas escolares e ainda iremos capacitar o corpo docente.
A realidade do Liceu Dom Settimio Artur Ferrazzetta
O fortalecimento do único liceu em Empada, Guiné-Bissau, com 594 alunos e 397 alunas, desempenha um papel crucial na transformação da comunidade. Este projeto visa não apenas ampliar o acesso a uma educação de qualidade, proporcionando oportunidades aos jovens locais, mas também contribuir para o desenvolvimento da comunidade por meio de duas estratégias principais. Por um lado, contempla a renovação das infraestruturas do Liceu; por outro lado, foca-se no desenvolvimento profissional dos educadores. Assim, pretendemos, por meio deste projeto, criar um ambiente de aprendizagem que traga resultados a curto prazo, mas que também promova um futuro mais promissor para as próximas gerações em Empada.
Etapa de renovação
Recentemente, iniciamos a fase de renovação das infraestruturas. Por um lado, estas obras concentram-se na reabilitação de várias salas de aula existentes, bem como na construção de novas instalações, como instalações sanitárias exteriores. A importância das novas casas de banho, afastadas das salas de aulas, vai além da mera comodidade, já que desempenham um papel vital na promoção da higiene e saúde dos alunos. Em outras palavras, estamos a contribuir diretamente para reduzir a propagação de doenças e para um ambiente educacional mais saudável.
Formações locais para um impacto duradouro
A partir de janeiro, a próxima fase do projeto dará destaque à implementação de formações para o corpo docente do liceu. Para tal, contaremos com formadores guineenses, que possuem um entendimento profundo da realidade do país. Além disso, estes formadores contarão com o apoio da assessoria pedagógica de professores voluntários da Associação Ser Mais Valia, trazendo uma sinergia única de conhecimento local e a experiência de toda uma vida.
O papel fundamental dos professores voluntários da Associação Ser Mais Valia
A Associação Ser Mais Valia, reconhecida por reunir profissionais sénior reformados, tem um papel importante no sucesso deste projeto. Ao disponibilizar a experiência destes professores voluntários, a iniciativa reforça as competências pedagógicas dos educadores locais. Assim, este intercâmbio de conhecimento é uma ponte que conecta duas gerações de educadores e que criará um impacto duradouro na qualidade da educação em Empada.
Parceiros e financiadores
A concretização deste projeto não seria possível sem a Cáritas Diocesana de Bafatá, os nossos parceiros em terreno. Além disso, também contamos com o apoio fundamental dos nossos financiadores, que incluem a Dona Ajuda, o voto solidário do MB WAY e a Prenda Solidária, cujo apoio se concretiza, em grande parte, através dos Jovens Sem Fronteiras (JSF) e da nossa Rede de Paróquias pela Solidariedade. Foi graças aos JSF e a muitos outros voluntários que abriram as portas das duas paróquias para realizarmos vendas solidárias de norte a sul de Portugal, que conseguimos angariar os fundos necessários para atingir os objetivos do projeto Qualificação Pedagógica.
Com este projeto, a Sol sem Fronteiras está empenhada em apoiar a educação em Empada. Muito obrigada a todos os que nos ajudam a moldar o futuro desta comunidade.
Deixe um comentário