8 de Maio, 2024
Raquel Carreira lança projeto Centro Social Sereboqui na Bolívia
Raquel Carreira, da equipa da Solsef, encontra-se atualmente na Bolívia para lançar um projeto de grande impacto social, o Centro Social Sereboqui. Esta visita decorre no âmbito da ação Parcerias Internacionais para a Juventude | Bolívia, financiada pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. ao abrigo do Apoio Pontual.
Ao lado do P. Espiritano Márcio Asseiro, Raquel estará, durante cerca de duas semanas, em Buena Vista, onde será construído o Centro Social, e nas comunidades adjacentes, para reunir com os líderes locais do projeto e conhecer as necessidades reais dos potenciais beneficiários do Centro.
Raquel Carreira na Bolívia: arranque do Centro Social Sereboqui
A motivação por trás deste projeto é direta e urgente: Buena Vista enfrenta sérios obstáculos na área da educação, com altas taxas de abandono escolar devido a problemas como gravidez precoce e uso de drogas. Por este motivo, o Centro Social Sereboqui pretende oferecer uma solução a cerca de 230 jovens, proporcionando-lhes oportunidades educacionais e apoio integral.
Parceria com os Missionários do Espírito Santo
O projeto Centro Social Sereboqui surge da parceria entre a Sol sem Fronteiras e os Missionários do Espírito Santo, a fim de aproveitar os recursos e conhecimentos das duas organizações para fazer a diferença na vida de 200 jovens. Como resultado, Raquel não está sozinha nesta visita. Ao lado dela está o P. Márcio Asseiro, um jovem P. Espiritano português que será responsável pela implementação do projeto em terreno.
Juntos, têm um plano abrangente para estas duas semanas, que inclui uma série de reuniões estratégicas com contabilistas, arquitetos, autoridades locais e instituições financeiras, entre outros, com o intuito de garantir que o projeto seja bem-sucedido e tenha um impacto positivo duradouro na comunidade desde o início.
Além disso, Raquel estará imersa na comunidade local, participando de atividades na Paróquia de Los Santos Desposórios, onde o P. Márcio é pároco, e entrevistando líderes comunitários. Com certeza, esta conexão direta com os beneficiários do projeto será fundamental para entender as necessidades e aspirações dos potenciais usuários do Centro Social Sereboqui.
Investimento da comunidade e cofinanciamento
O projeto Centro Social Sereboqui é financiado por uma combinação de recursos das Campanhas de Família Espiritana, a Solsef e contribuições da própria comunidade local. Assim, esta abordagem demonstra o compromisso conjunto de várias partes interessadas em melhorar as condições de vida em Buena Vista e particularmente da faixa etária mais jovem.
Em suma, esta primeira visita de Raquel Carreira à comunidade de Buena Vista marca o início do projeto Centro Social Sereboqui, que pretende capacitar a juventude em risco de exclusão para que possam construir um futuro melhor para eles e as suas comunidades. Contamos com a ajuda de todos para completar esta missão!
Deixe um comentário