2 de Agosto, 2022

Projeto Sons de bem-estar continua durante o verão

O projeto Sons de bem-estar, iniciado no mês de maio, continua a decorrer junto de jovens de norte a sul do país.

O projeto é uma iniciativa do IPDJ,I.P. , desenvolvida no âmbito do dispositivo 2.2 do Programa Cuida-te +, que está a ser executado pela Solsef em colaboração com musicoterapeuta Artur Correia. Através deste projeto, pretendemos promover a Educação para a Saúde pela música entre os jovens portugueses. Para tal, estamos a realizar sessões a fim de promover hábitos saudáveis em quatro áreas diferentes. A Saber: “Sons de bem-estar afetivo”, “Sons de bem-estar emocional”, “Sons de consciência sobre as dependências” e “Sons de hábitos saudáveis”.

Resultados muito positivos

A Solsef e o musicoterapeuta Artur Correia visitaram já, durante estes meses, 16 instituições que trabalham com jovens. No início, ainda durante o período escolar, as instituições de acolhimento foram, sobretudo, escolas. No entanto, durante as férias escolares, o projeto continua em associações, IPSS e outras instituições ligadas à juventude.

A avaliação das sessões decorridas até à data é muito positiva. Todas decorreram com sucesso e as instituições participantes colaboraram para garantir sempre as melhores condições (comunicação, instalações, acolhimento, etc).

Ao nível dos participantes, os jovens mostraram-se sempre colaborativos e motivados e foram ganhando confiança no decorrer da sessão.

Isto deve-se, em parte, às dinâmicas de “aquecimento” ou “quebra-gelo” propostas pelo musicoterapeuta Artur Correia. Graças a estas atividades tem sido possível identificar as necessidades de cada grupo, assim como introduzir o tema de cada sessão. Com base nessa dinâmica inicial, conseguimos adaptar as sessões a cada grupo. Esta possibilidade de flexibilizar, tem permitido que cada sessão seja única e se adapte a todos os contextos e tipos de público.

Impacto das sessões

Os responsáveis das instituições de acolhimento manifestaram a importância deste tipo de iniciativas e da necessidade de trabalhar a Educação para a Saúde com os jovens.

Embora o caráter pontual do projeto Sons de bem-estar limite o aprofundamento das temá­ticas abordadas, as sessões tornam-se um ponto de partida que permite aos jovens refletir sobre os temas propostos. Adicionalmente, para ajudar as instituições a dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo da sessão, são entregues materiais de apoio que podem continuar a ser explorados em contacto extra-sessão.

Queremos muito agradecer ao IPDJ, I.P. pela oportunidade para participar nesta bela iniciativa bem como ao Artur Correia por aceitar este desafio. Por último, um muito obrigado também às instituições que se inscreveram na atividade. Vemo-nos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *