31 de Agosto, 2022
Voluntários partilharam a sua experiência no projeto Literacia Financeira
Durante os meses de Abril e Maio estivemos a trabalhar intensamente no projeto Literacia Financeira, que tem o objetivo de promover a educação financeira entre os jovens no âmbito da Educação para a Cidadania. Contamos com uma vasta equipa de voluntários, colaboradores do Oney Bank – Sucursal em Portugal, que têm vindo a aplicar a sua experiência profissional nas visitas a escolas de todo Portugal e até Cabo Verde, tanto de forma online como presencial, para contribuir para a formação de consumidores melhor formados e contribuintes mais responsáveis e solidários. Alguns voluntários do Oney partilharam connosco o que acharam da experiência no projeto Literacia Financeira. Fica a conhece-los!
Foi o 2o ano em que tive o privilégio de participar nesta iniciativa conjunta do Oney e da Solsef! A emoção e gratidão são ainda mais fortes. É um orgulho poder levar um pouco de literacia financeira, que tanta falta faz, a estes espetaculares alunos! Obrigada Oney! Obrigada Sol sem Fronteiras!
Ágata Bettencourt
O trabalho voluntário é uma gratificante forma de ajudar a transformar o mundo num lugar melhor. E quando falamos em ajudar crianças, estamos a contribuir para o futuro de todos nós e Educação para a Cidadania. Contribuir para a literacia financeira destas crianças foi uma experiência a repetir pela oportunidade de partilhar e aprender. Obrigada à Solsef por esta missão!
Célia Horta-Nova
Esta experiência deu-me a possibilidade de poder abordar um tema, relacionado com a minha área, que penso ser bastante importante e necessário. Todo este projeto foi bastante enriquecedor, pela interação com jovens de idades e culturas distintas que, por sua vez, reagiram de forma completamente diferente em relação ao mesmo tema. O seu conhecimento, capacidade de ouvir e querer saber sempre mais, foram alguns dos aspetos que mais me surpreenderam. E, o carinho com que fui acolhida em todas as sessões que realizei, tornou ainda mais gratificante.
Nádia Ribeiro
A minha experiência no âmbito da formação da Literacia Financeira com a Solsef foi entusiasmante!
Experiência única, no contato e interação com jovens muito diferentes, que frequentam o ensino secundário, de idades diferentes e escolas diferentes e consequentemente de meios diferentes. Sinto que foi enriquecedora, pois permitiu passar alguma informação que espero se venha a revelar útil no futuro próximo daquelas crianças. Houve uma excelente relação entre os interlocutores da Solsef e eu enquanto voluntário e sinto que na relação estabelecida entre todos, houve uma aprendizagem e algo que devemos sempre preservar, o respeito pelo próximo, bem como, ajudar os outros em missões onde podemos ser úteis. Uma experiência de vida a repetir e a guardar.
Rui Pereira
“Este ano ainda mais enriquecedora esta ação, com a possibilidade de estar em contacto com outra cultura. Os miúdos estiveram sempre atentos e com interesse, super participativos. Fico sempre de coração cheio quando acabo as formações. Já a pensar nas próximas….”
Nádia Loureiro
Foi uma experiência muito enriquecedora e que me permitiu vivenciar em contexto escolar a noção que cada um tem sobre os conceitos de rendimentos, gastos, poupança, orçamento familiar e a sua aplicabilidade.
A literacia financeira não é um tema exclusivo para quem trabalha na área, mas sim uma questão de cidadania e daí a sua importância de ser apresentada em contexto escolar.
Mais que informar é preciso formar na área da Literacia Financeira, para que seja possível construir hábitos de poupança entre todos nós e com isso tomar decisões conscientes e responsáveis em termos financeiros.
Uma experiência a repetir.
Cláudia Santos
Foi sem duvida uma experiencia única, onde puder transmitir com entusiamo, respeito e Liberdade os Nossos valores. E seremos exemplos para os mais pequenos. Foi enriquecedora para ambas as partes.
Rebeca Amorim
Numa fase conturbada das nossas vidas, com uma pandemia e uma guerra, foi com um sentimento de partilha que parti para este desafio. E foi um desafio bem maior do que aquele que imaginei, pois, no final, aquilo que as crianças partilham connosco é algo maior e faz-me não perder a fé num mundo melhor.
Maria José Palma
A experiência de ir às escolas e estar junto dos alunos, com fim pedagógico a contribuir para o seu crescimento parece-me muito útil. Acredito de facto que é!
E interessante – para ambos, formadores e formandos.
Fundamental para a vida e para o dia a dia, para que todos nós possamos, cada vez mais, ter acesso à informação e fazer escolhas de modo consciente e responsável, sempre.
Há por trás um incansável trabalho da ONGD Sol Sem Fronteiras e dos voluntários, porque ambos acreditam na importância da literacia financeira como potente ferramenta de cidadania e de conhecimento.
Carlota Pina
É um prazer fazer parte do projeto Solsef, o saber não ocupa lugar … e a educação financeira nas escolas é um ato de cidadania e uma contribuição para ter gerações infirmadas e responsáveis!
Marlene Franco
Agradeço à Solsef estas sessões de partilha com estas magnificas crianças e jovens, sobre um tema com um impacto importante na sua vida. Vou com o coração cheio, porque tenho a certeza que alguma semente ficou na cabeças destes meninos e meninas.
Pedro Rodrigues
Poder participar nestas ações foi uma experiência única. Ter a oportunidade de estar em contato com crianças e jovens com diferentes experiências e vivências e que receberam a nossa visita de forma tão acolhedora e interessada
Marta Manique
Participar na ação de literacia financeira para uma escola de Cabo Verde foi contribuir para o crescimento e preparação de jovens na sua gestão pessoal do dia a dia.
Foi também conhecer uma nova realidade, distante geograficamente, que demonstra que é através da partilha que crescemos em conjunto!
Zélia Silva
Sem dúvida uma experiência enriquecedora. Adorei ter partilhado os meus conhecimentos e surpreendida pelo interesse e motivação demostrados por todos. Ensinei… mas também aprendi muito com eles! Sem dúvida uma experiência a repetir!
Lígia Lopes
Deixe um comentário