21 de Julho, 2022

Voluntariado internacional Ético – Sê humilde

Reflexões para um voluntariado internacional mais ético – Sê humilde e tem vontade de aprender.

Durante anos, os países do Norte Global foram vistos como salvadores dos países em desenvolvimento. Assim, os modelos e métodos dos países desenvolvidos eram considerados como a única forma útil de agir para alcançar o desenvolvimento e esta visão aplicou-se também ao voluntariado.

No entanto, nos últimos anos esta tendência está a mudar. Ainda é comum o pensamento de que “nós, nos países do Norte Global, é que sabemos”, mas cada vez são mais as pessoas que compreendem que as questões de desenvolvimento são complexas.

Para desenvolver um projeto de voluntariado internacional mais ético, precisamos escutar as necessidades reais das comunidades onde este acontece. Também é importante aprender os métodos locais de trabalho e ter sensibilidade para perceber a cultura. Muitas vezes, a forma como as pessoas vivem nos países desenvolvidos não é aplicável noutros contextos, bem pelo clima, bem pelo acesso a serviços como a eletricidade, etc. Tentar aprender como as coisas funcionam é o primeiro passo para fazer a diferença. Cada vez mais, os especialistas da área recomendam que os voluntários sejam aprendizes e assistentes das pessoas da comunidade. Por isso, o ideal é ajudar a quem lá mora permanentemente para alcançar as metas a longo prazo definidas por eles próprios.

O que achas desta reflexão? Tens mais algum ponto a acrescentar? Queremos ler-te nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *